Todas nós já ouvimos falar da história de Rute, a mulher que permaneceu ao lado de sua sogra após ter ficado viúva.
Rute teve a oportunidade de voltar à sua terra e recomeçar a vida ao lado de outro marido, mas, ao contrário, decidiu permanecer fiel a Noemi.
Ela poderia ter seguido o exemplo de sua cunhada e voltado à sua terra, aos seus deuses: 1:15 “... Eis que tua cunhada voltou ao seu povo e aos seus deuses; também tu, volta após tua cunhada”.). Entretanto, Rute fez a melhor escolha: 1: 16 “...onde quer que pousares ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus”. Rute não optou somente em seguir à Noemi, mas também ao seu Deus.
Aos olhos humanos, sua cunhada teria feito a melhor escolha: voltaria aos seus, tendo a chance de casar-se novamente e sair da pobreza, afinal, sua sogra e Rute estavam viúvas e sozinhas, não teriam como se sustentar. Rute trocou a oportunidade de começar uma nova vida para ficar ao lado de sua sogra e de seu Deus. Ela fez a melhor escolha, e não se preocupou com o futuro, pois confiava na provisão de Deus: 1: 17 “...faça-me o Senhor o que bem lhe aprouver...”.
Deus a honrou pela sua atitude. Rute se casou com Boaz, um homem bom e bem sucedido, e foi reconhecida por todos como uma mulher virtuosa: 2:11 “... pois toda cidade do meu povo saberás que és mulher virtuosa.”
Muitas vezes ficamos na dúvida sobre qual caminho seguir... se devemos voltar à nossa terra ou permanecer como estamos, confiando na provisão de Deus. Esta última foi a escolha de Rute, e ela foi abençoada por isso.
Rute aceitou o plano de Deus para sua vida, mesmo sem saber qual seria o seu futuro. Ela confiou e buscou refúgio no lugar certo: 2:12 “... Deus de Israel, sob cujas asas vieste buscar refúgio”.
Devemos aprender com a história de Rute, que passou por dificuldades, teve a oportunidade de seguir seu caminho, como lhe aprouvesse, mas decidiu permanecer na situação em que estava, por entender que aquela era a vontade de Deus para sua vida.
As vezes é difícil para nós entendermos os planos de Deus para nossas vidas. Diversas vezes passamos por situações em que a melhor saída parece ser fugir, voltar à vida de antes, que já conhecíamos. Todavia, não é isso que Deus espera de nós. As vezes Ele nos coloca em determinadas situações, onde temos a oportunidade de escolha, para testar a nossa fé.
Rute estava segura, estava com Deus, e sabia que Ele mudaria a sua sorte. Ela não se arriscou em voltar, preferiu ficar onde estava, ao lado de sua sogra, a qual ela era grata.
Rute em momento algum se arrependeu de sua escolha, muito menos reclamou ou murmurou pelo que estava acontecendo. Ela se mostrou uma mulher forte e confiante. Trabalhou para seu sustento e de sua sogra, foi à luta e recompensada.
Como mulheres, devemos seguir seu exemplo: estar atenta às escolhas que fazemos, confiando em Deus acima de tudo; saber ser grata às pessoas que nos ajudam; ser fortes e não desanimar nunca; amar e ser fiel a Deus e ao nosso próximo.
Rute tinha todas essas características e foi reconhecida como uma mulher virtuosa. Seja você também!
DEUS AS ABENÇÕE Rica e Abundantemente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário