RECADO
sábado, fevereiro 26, 2011
sexta-feira, fevereiro 25, 2011
AULA DE DOMINGO 27.02.11 E PARA 06.03.11
PERGUNTA PARA SENHORAS E CULTO NO LAR, JOVENS E OBREIROS E EBD
ASSUNTO: SANTIFICAÇÃO
TEXTO: TODA A BÍBLIA
1.SABEMOS QUE OS MEIOS DE GRAÇA SÃO VALORES PELOS QUAIS, NA PRÁTICA, EXERCITAMOS A SANTIFICAÇÃO.
BASEADOS NA PALAVRA, É POSSÍVEL:
- CITAR TEXTOS CONTENDO DOIS VALORES DESSA EXPERIÊNCIA NO PROCESSO DE SANTIFICAÇÃO?
- COMENTAR DUAS VITÓRIAS RESULTANTES DO USO DOS MEIOS DE GRAÇA, UTILIZADOS NO PROCESSO DE SANTIFICAÇÃO?
PERGUNTA PARA CRIANÇAS E INTERMEDIÁRIOS
ASSUNTO: MEIOS DE GRAÇA
TEXTO: ATOS 16:25-32
1. É POSSÍVEL IDENTIFICAR OS MEIOS DE GRAÇA USADOS POR PAULO E SILAS NO TEXTO DE ATOS 16:25?
RESPOSTA: SIM É POSSÍVEL. ORAÇÃO E LOUVOR.
PERGUNTA PARA ADOLESCENTES
ASSUNTO: MEIOS DE GRAÇA
TEXTO: ATOS 16:25-32
1. É POSSÍVEL IDENTIFICAR OS RESULTADOS DOS MEIOS DE GRAÇA USADOS POR PAULO E SILAS NO TEXTO ACIMA REFERIDO, E SUA APLICAÇÃO PRÁTICA?
RESPOSTA:RESULTADOS
•FORAM SOLTAS AS PRISÕES DE TODOS (ATOS 16:26)
•A SALVAÇÃO DO CARCEREIRO E SUA FAMÍLIA (ATOS 16:30, 31, 32 E 34) APLICAÇÃO PRÁTICA
•LIVRAMENTO E LIBERTAÇÃO
•SALVAÇÃO
PERGUNTA PARA CRIANÇAS E INTERMEDIÁRIOS PARA O DIA 06-03-11
ASSUNTO: A CONVERSÃO DE PAULO (1ª LIÇÃO DE MARÇO)
TEXTO: ATOS 7:58
1. ESTEVÃO ERA UM DIÁCONO QUE SERVIA A IGREJA DO SENHOR E FOI APEDREJADO. QUEM SEGURAVA AS VESTES DE ESTEVÃO?
RESPOSTA:
ATOS 7:58
“…E AS TESTEMUNHAS DEPUSERAM AS SUAS VESTES AOS PÉS DE UM JOVEM CHAMADO SAULO”.
PERGUNTA PARA ADOLESCENTES PARA O DIA 06-03-2011
ASSUNTO: A CONVERSÃO DE PAULO (1ª LIÇÃO DE MARÇO)TEXTO: ATOS 9:1-2
1. A QUEM SAULO PEDIU CARTAS PARA PERSEGUIR OS SERVOS DE DEUS?
RESPOSTA:
AO SUMO SACERDOTE ATOS 9:1-2
ASSUNTO: SANTIFICAÇÃO
TEXTO: TODA A BÍBLIA
1.SABEMOS QUE OS MEIOS DE GRAÇA SÃO VALORES PELOS QUAIS, NA PRÁTICA, EXERCITAMOS A SANTIFICAÇÃO.
BASEADOS NA PALAVRA, É POSSÍVEL:
- CITAR TEXTOS CONTENDO DOIS VALORES DESSA EXPERIÊNCIA NO PROCESSO DE SANTIFICAÇÃO?
- COMENTAR DUAS VITÓRIAS RESULTANTES DO USO DOS MEIOS DE GRAÇA, UTILIZADOS NO PROCESSO DE SANTIFICAÇÃO?
PERGUNTA PARA CRIANÇAS E INTERMEDIÁRIOS
ASSUNTO: MEIOS DE GRAÇA
TEXTO: ATOS 16:25-32
1. É POSSÍVEL IDENTIFICAR OS MEIOS DE GRAÇA USADOS POR PAULO E SILAS NO TEXTO DE ATOS 16:25?
RESPOSTA: SIM É POSSÍVEL. ORAÇÃO E LOUVOR.
PERGUNTA PARA ADOLESCENTES
ASSUNTO: MEIOS DE GRAÇA
TEXTO: ATOS 16:25-32
1. É POSSÍVEL IDENTIFICAR OS RESULTADOS DOS MEIOS DE GRAÇA USADOS POR PAULO E SILAS NO TEXTO ACIMA REFERIDO, E SUA APLICAÇÃO PRÁTICA?
RESPOSTA:RESULTADOS
•FORAM SOLTAS AS PRISÕES DE TODOS (ATOS 16:26)
•A SALVAÇÃO DO CARCEREIRO E SUA FAMÍLIA (ATOS 16:30, 31, 32 E 34) APLICAÇÃO PRÁTICA
•LIVRAMENTO E LIBERTAÇÃO
•SALVAÇÃO
PERGUNTA PARA CRIANÇAS E INTERMEDIÁRIOS PARA O DIA 06-03-11
ASSUNTO: A CONVERSÃO DE PAULO (1ª LIÇÃO DE MARÇO)
TEXTO: ATOS 7:58
1. ESTEVÃO ERA UM DIÁCONO QUE SERVIA A IGREJA DO SENHOR E FOI APEDREJADO. QUEM SEGURAVA AS VESTES DE ESTEVÃO?
RESPOSTA:
ATOS 7:58
“…E AS TESTEMUNHAS DEPUSERAM AS SUAS VESTES AOS PÉS DE UM JOVEM CHAMADO SAULO”.
PERGUNTA PARA ADOLESCENTES PARA O DIA 06-03-2011
ASSUNTO: A CONVERSÃO DE PAULO (1ª LIÇÃO DE MARÇO)TEXTO: ATOS 9:1-2
1. A QUEM SAULO PEDIU CARTAS PARA PERSEGUIR OS SERVOS DE DEUS?
RESPOSTA:
AO SUMO SACERDOTE ATOS 9:1-2
segunda-feira, fevereiro 21, 2011
Disciplina com as crianças;
COMO RESOLVER PROBLEMAS DE DISCIPLINA EM SALA DE AULA
O que pode causar problemas de disciplina?
Crianças - A sala - O professor
1 - AS CRIANÇAS
Crianças inquietas
Têm um período breve de atenção; Ficam mais agitadas quando o professor dá uma aula e não permite que eles participem; Não conseguem ficar sentadas por muito tempo sem atividades com movimentos.
Sugestões: Supere isto com participações como cânticos rápidos com movimentos e por último cânticos lentos; brincadeiras de visão; atividades enquanto repetem versículos para memorizar; antes de começar uma história cante algo para chamar a atenção, etc.
Crianças egocêntricas
Querem ser o centro das atenções; Não pensam nos sentimentos dos demais.
Sugestões: Supere isto com conselhos pessoais e muita oração. Cristo deve ser preeminente na vida, não o “eu”. O amor pensa nos outros! Realize atividades em duplas, trios, divida responsabilidades, peça ajuda na arrumação, no lanche; explique a importância de amar, cuidar, servir o outro.
Crianças desenfreadas
Fazem o que querem em casa; Impacientes, rudes, iradas, ciumentas.
Sugestões: Supere isto com o ensino da palavra por preceito e exemplo. Dê formas específicas em que as crianças possam ser amáveis. Dê exemplo de personagens bíblicos que pensavam antes de agir. Lembre-as o local em que estão, o motivo de estarem na Igreja e o que Deus pensa de tais atitudes.
Crianças maliciosas
Podem estar passando por situações difíceis em casa (por exemplo: divórcio, pais negligentes, abuso, doenças mentais...); Má escolha de amizade; Violência vista na televisão, Falta de modelos apropriados, Uso de álcool ou drogas.
Sugestões: Supere isto ao ensinar e viver o amor de Cristo. Ore constantemente por esta criança; ela necessita da ajuda de Deus. Confie que o Senhor fará que a Palavra de Deus toque em seu coração e tenha vitória .
2- A SALA
Uma sala desordenada leva as crianças a serem desordenadas;
Pouca luz ou muito brilhante;
Sala muito fria ou muito quente;
Cadeiras de tamanho inadequado;
Sugestões: Remova as distrações antes da aula; Recolha os brinquedos que as crianças tenham trazido antes da aula; Diminua as interrupções
3- O PROFESSOR
Falta de preparo - Professor que não prepara a aula com antecedência, fica perdido em sala e não sabe o que fazer.
“Maldito o que faz com negligência o trabalho do Senhor”. (Jeremias 48:10)
Falta de organização - Professor que deixa as crianças dominarem o ambiente, fazerem tudo o que querem, deixa os brinquedos pelo chão, cadeiras desarrumadas, papel, tesoura, lápis e outros materiais espalhados pela classe. As crianças são desorganizadas por natureza, o professor não pode ser; ao contrário, deve ensiná-las e treiná-las a serem organizadas.
Sugestões: Faça um esboço da aula; pratique-a em voz alta; Planeje um horário para seu tempo de ensino; Decida como ensinar o versículo; Organize os visuais e ponha-os na ordem em que vai usá-los. Ao entregar um material ou brinquedo só o faça depois de guardar o que não será mais utilizado. Incentive as crianças a recolherem o que cai no chão, a jogar o lixo no lixo.
Fracasso em conseguir a atenção das crianças antes de começar
Sugestões: Faça uma dinâmica, uma atividade atrativa com músicas, movimentos, brincadeiras ou fantoches para introduzir a aula.
Falta de autoridade
Sugestões: Imponha autoridade por sua atitude e exemplo; Não seja autoritário nem permissivo. O tom de voz é muito importante, falar olhando nos olhos da criança, falar pausadamente.
Linguagem pobre
Sugestões: A mudança do tom, ritmo e volume ajudará a manter a atenção; Na medida do possível, modifique o tom de voz dos personagens da história que está contando. Não use palavras que estejam muito abaixo do nível de seus alunos, não os trate como bebês, nem use vocabulário que não possam entender. Seja equilibrado.
Mau exemplo
Sugestões: O professor tem que viver o que ensina; Não se distraia com conversas com outros professores na hora da aula. No momento da aula, você precisa ter toda sua atenção voltada para as crianças. Mesmo no momento das brincadeiras, é importante que você se aproxime delas, conquiste as que são frias e distantes, brinque com elas, converse, você precisa fazer parte da vida delas.
VEJA A EQUAÇÃO:
Oração + Preparação adequada + Apresentação apropriada da lição = um aluno sem problema de disciplina.
O professor é a chave para uma classe bem disciplinada.
OUTROS LEMBRETES IMPORTANTES!
1) Seja coerente: faça o que diz! Não prometa ou faça ameaças que não possa cumprir.
2) Não se desculpe por inabilidades
3) Evite correções verbais constantes como: “Calem-se”, “Sentem-se quietos!” Ao contrário, quando estiverem muito desordenados, chame-os para outra atividade.
4) Use uma forma positiva como: “Queridos, andem sem fazer barulhos...” em vez de: “Não corram!”...
5) Evite gritar; Elogie as crianças livremente; especialmente as mais bagunceiras quando estiverem comportadas.
6) Deixem que se divirtam antes ou depois da lição; use brincadeiras e músicas movimentadas. Crianças possuem muita energia e precisam gastá-la de alguma forma; se não for fazendo atividades dirigidas pela professora, será fazendo bagunça.
7) Prepare ATIVIDADES EXTRAS, como jogos (ex: vivo ou morto, dança da cadeira), caso o culto se estenda.
8) Mesmo que tenha apenas 1 criança na sala, não deixe passar a oportunidade de ensiná-la. Valorize-a!
9) PROCURE AJUDA! Chame os líderes e/ou os responsáveis pela criança que não se comporta.
Como podemos prevenir que os problemas de disciplina aconteçam?
A disciplina não depende de ter um grupo de alunos com bons modos, senão de ter um professor que combate os problemas antes que surjam.
Descubra seus alunos (Pastoreie-os). Veja a criança como um indivíduo.
Conheça as características básicas da idade das crianças com quem trabalha. Compreenda que as crianças diferem em necessidades e respostas. Conheça o que há por trás de cada criança, seus interesses, ambições, dificuldades, necessidades, níveis de maturidade,...
Interceda por elas;
Saiba estabelecer bons modos. Dê instruções claras. Diminua suas exigências e expectativas; estabeleça regras
Corrija o comportamento errado com amor;
Investigue a sua vida. Você está agindo como um exemplo que as crianças devam seguir?
Planeje sua lição/ aula;
Demonstre amor e atenção por cada criança. Aceite a criança do jeito que ela é: olhe além da superfície.
Dê a criança palavras de estímulo. Ouça o que ela diz e como diz;
Introduza seus alunos na vida cristã, discipulando-os, ensinando valores e princípios cristãos;
Nunca perca o controle! Você não ganhará o controle da classe, perdendo seu autocontrole.
O professor precisa estar calmo, cheio do Espírito, controlado pelo Espírito. Deus nos adverte quanto à ira (Prov 14:17,29; 15:1,18: 16:32; 19:11; 25:28,29:20,22);
Assegure-se de evangelizá-las e educá-las. Leve-os à Cristo. Ensine-lhes a Palavra para que possam crescer.
(Fonte: APEC / Adap. Luci Ellen Luz)
O que pode causar problemas de disciplina?
Crianças - A sala - O professor
1 - AS CRIANÇAS
Crianças inquietas
Têm um período breve de atenção; Ficam mais agitadas quando o professor dá uma aula e não permite que eles participem; Não conseguem ficar sentadas por muito tempo sem atividades com movimentos.
Sugestões: Supere isto com participações como cânticos rápidos com movimentos e por último cânticos lentos; brincadeiras de visão; atividades enquanto repetem versículos para memorizar; antes de começar uma história cante algo para chamar a atenção, etc.
Crianças egocêntricas
Querem ser o centro das atenções; Não pensam nos sentimentos dos demais.
Sugestões: Supere isto com conselhos pessoais e muita oração. Cristo deve ser preeminente na vida, não o “eu”. O amor pensa nos outros! Realize atividades em duplas, trios, divida responsabilidades, peça ajuda na arrumação, no lanche; explique a importância de amar, cuidar, servir o outro.
Crianças desenfreadas
Fazem o que querem em casa; Impacientes, rudes, iradas, ciumentas.
Sugestões: Supere isto com o ensino da palavra por preceito e exemplo. Dê formas específicas em que as crianças possam ser amáveis. Dê exemplo de personagens bíblicos que pensavam antes de agir. Lembre-as o local em que estão, o motivo de estarem na Igreja e o que Deus pensa de tais atitudes.
Crianças maliciosas
Podem estar passando por situações difíceis em casa (por exemplo: divórcio, pais negligentes, abuso, doenças mentais...); Má escolha de amizade; Violência vista na televisão, Falta de modelos apropriados, Uso de álcool ou drogas.
Sugestões: Supere isto ao ensinar e viver o amor de Cristo. Ore constantemente por esta criança; ela necessita da ajuda de Deus. Confie que o Senhor fará que a Palavra de Deus toque em seu coração e tenha vitória .
2- A SALA
Uma sala desordenada leva as crianças a serem desordenadas;
Pouca luz ou muito brilhante;
Sala muito fria ou muito quente;
Cadeiras de tamanho inadequado;
Sugestões: Remova as distrações antes da aula; Recolha os brinquedos que as crianças tenham trazido antes da aula; Diminua as interrupções
3- O PROFESSOR
Falta de preparo - Professor que não prepara a aula com antecedência, fica perdido em sala e não sabe o que fazer.
“Maldito o que faz com negligência o trabalho do Senhor”. (Jeremias 48:10)
Falta de organização - Professor que deixa as crianças dominarem o ambiente, fazerem tudo o que querem, deixa os brinquedos pelo chão, cadeiras desarrumadas, papel, tesoura, lápis e outros materiais espalhados pela classe. As crianças são desorganizadas por natureza, o professor não pode ser; ao contrário, deve ensiná-las e treiná-las a serem organizadas.
Sugestões: Faça um esboço da aula; pratique-a em voz alta; Planeje um horário para seu tempo de ensino; Decida como ensinar o versículo; Organize os visuais e ponha-os na ordem em que vai usá-los. Ao entregar um material ou brinquedo só o faça depois de guardar o que não será mais utilizado. Incentive as crianças a recolherem o que cai no chão, a jogar o lixo no lixo.
Fracasso em conseguir a atenção das crianças antes de começar
Sugestões: Faça uma dinâmica, uma atividade atrativa com músicas, movimentos, brincadeiras ou fantoches para introduzir a aula.
Falta de autoridade
Sugestões: Imponha autoridade por sua atitude e exemplo; Não seja autoritário nem permissivo. O tom de voz é muito importante, falar olhando nos olhos da criança, falar pausadamente.
Linguagem pobre
Sugestões: A mudança do tom, ritmo e volume ajudará a manter a atenção; Na medida do possível, modifique o tom de voz dos personagens da história que está contando. Não use palavras que estejam muito abaixo do nível de seus alunos, não os trate como bebês, nem use vocabulário que não possam entender. Seja equilibrado.
Mau exemplo
Sugestões: O professor tem que viver o que ensina; Não se distraia com conversas com outros professores na hora da aula. No momento da aula, você precisa ter toda sua atenção voltada para as crianças. Mesmo no momento das brincadeiras, é importante que você se aproxime delas, conquiste as que são frias e distantes, brinque com elas, converse, você precisa fazer parte da vida delas.
VEJA A EQUAÇÃO:
Oração + Preparação adequada + Apresentação apropriada da lição = um aluno sem problema de disciplina.
O professor é a chave para uma classe bem disciplinada.
OUTROS LEMBRETES IMPORTANTES!
1) Seja coerente: faça o que diz! Não prometa ou faça ameaças que não possa cumprir.
2) Não se desculpe por inabilidades
3) Evite correções verbais constantes como: “Calem-se”, “Sentem-se quietos!” Ao contrário, quando estiverem muito desordenados, chame-os para outra atividade.
4) Use uma forma positiva como: “Queridos, andem sem fazer barulhos...” em vez de: “Não corram!”...
5) Evite gritar; Elogie as crianças livremente; especialmente as mais bagunceiras quando estiverem comportadas.
6) Deixem que se divirtam antes ou depois da lição; use brincadeiras e músicas movimentadas. Crianças possuem muita energia e precisam gastá-la de alguma forma; se não for fazendo atividades dirigidas pela professora, será fazendo bagunça.
7) Prepare ATIVIDADES EXTRAS, como jogos (ex: vivo ou morto, dança da cadeira), caso o culto se estenda.
8) Mesmo que tenha apenas 1 criança na sala, não deixe passar a oportunidade de ensiná-la. Valorize-a!
9) PROCURE AJUDA! Chame os líderes e/ou os responsáveis pela criança que não se comporta.
Como podemos prevenir que os problemas de disciplina aconteçam?
A disciplina não depende de ter um grupo de alunos com bons modos, senão de ter um professor que combate os problemas antes que surjam.
Descubra seus alunos (Pastoreie-os). Veja a criança como um indivíduo.
Conheça as características básicas da idade das crianças com quem trabalha. Compreenda que as crianças diferem em necessidades e respostas. Conheça o que há por trás de cada criança, seus interesses, ambições, dificuldades, necessidades, níveis de maturidade,...
Interceda por elas;
Saiba estabelecer bons modos. Dê instruções claras. Diminua suas exigências e expectativas; estabeleça regras
Corrija o comportamento errado com amor;
Investigue a sua vida. Você está agindo como um exemplo que as crianças devam seguir?
Planeje sua lição/ aula;
Demonstre amor e atenção por cada criança. Aceite a criança do jeito que ela é: olhe além da superfície.
Dê a criança palavras de estímulo. Ouça o que ela diz e como diz;
Introduza seus alunos na vida cristã, discipulando-os, ensinando valores e princípios cristãos;
Nunca perca o controle! Você não ganhará o controle da classe, perdendo seu autocontrole.
O professor precisa estar calmo, cheio do Espírito, controlado pelo Espírito. Deus nos adverte quanto à ira (Prov 14:17,29; 15:1,18: 16:32; 19:11; 25:28,29:20,22);
Assegure-se de evangelizá-las e educá-las. Leve-os à Cristo. Ensine-lhes a Palavra para que possam crescer.
(Fonte: APEC / Adap. Luci Ellen Luz)
Assinar:
Postagens (Atom)
A PAZ DO SENHOR JESUS.
RECADINHO!!!!
OLÁ, OBRIGADA PELOS ACESSOS E RECADINHOS.
ME ALEGRA MUITO OS RECADINHOS NO MEU MURAL.
ME ALEGRA MUITO OS RECADINHOS NO MEU MURAL.
ESTOU APRENDENDO EM UMA OFICINA DE LIBRAS E ANDO MEIO OCUPADA.
OREM POR MIM !!!
Bjuxxxx PAZ!
A Palavra de Deus diz em lamentações 3.21 “Quero trazer à memória aquilo que me traz esperança.”
Esse versículo me ajuda muito nos dias em que acordo angustiada.
Por isso, nesse dia quero trazer à nossa memória aquilo que nos traz esperança: esperança que nossos filhos, pais, sobrinhos, irmãos, parentes mais distantes e próximos de nós, irmãos na fé, amigos e inimigos, encontrem a verdadeira esperança que satisfaz a nossa alma, que nos ama incondicionalmente, que é o nosso Amado, o Principio e o Fim, nosso Salvador e o nosso Senhor, aquele em cujas asas podemos nos abrigar: Jesus Cristo! Amém.