“Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice…” (2 Timóteo 1:5).
Hoje nesses tempos corridos em que pais tem que sair para trabalhar e seus filhos são criados por outros da família ou até de estranhos, a Família tem passado por sérios problemas, onde a educação não esta mais sobre os ombros dos pais, mais daquele que por algum motivo acaba tendo que educar segundo até seus preceitos.
Na Bíblia o que me chama atenção é justamente as histórias que passam de geração a geração, isso se transforma e herança, onde Pais ouvem e repetem para seus filhos e os filhos dos filhos.... Assim a Palavra de Deus era transmitida.
Naquela época não tinha rádio, tv, internet, celular, a notícia correria de boca em boca.
E os mandamentos de Deus eram transmitidos pelos seus profetas, que depois pelos Patriarcas. Valorizem suas Famílias herança de Deus.
Família = Igreja, se os valores não forem passados adiante, acabam se perdendo por todo. Por isso Famílias inteiras tem sidos alvo da maldade das trevas e do coração mal do homem.
"Timóteo, apoiado na fé da mãe e da avó, conheceu as Escrituras Sagradas, e isso o tornou sábio para a salvação."Baseados nisso, vemos como é grande a nossa responsabilidade diante de Deus para a formação espiritual dessas crianças. Como o ensino na Escola Bíblica Dominical é fundamental.
Ler: 2 Timóteo 1:5; 3:14; 15
Recordo-me da sua fé sincera, que primeiro habitou em sua avó Lóide e em sua mãe, Eunice, e estou convencido de que também habita em você. 2 Timóteo 1:5 Paulo menciona essas duas mulheres, por terem transmitido ao seu filho e neto os valores da fé cristã. Deve ter sido difícil para a mãe, Eunice, e a avó, Lóide, dar uma educação cristã a Timóteo, pois elas eram judias crente, mas o pai era grego (Atos 16:1). É complicado ensinar princípios religiosos aos filhos quando um dos pais não é crente. É possível que o pai de Timóteo tivesse falecido quando ele ainda era criança, pois não é mais mencionado. No entanto sua mãe e avó desempenharam um papel importante em sua formação. Eunice e Lóide puseram em prática a grande verdade bíblica:“Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles.” (Provérbios 22:6). As mães cristãs têm as melhores condições para inspirar nos filhos não apenas a fé em Deus, mas também confiança em si mesmos, pois elas vêem neles não apenas o que são, mas no que poderão se tornar, pela graça de Deus. Timóteo recebeu, pelo lado materno, a fé por herança. Entre os cristãos mais bem firmados na fé estão aqueles que procedem de uma linhagem cristã. Por isso a influência materna é tão importante. As mães receberam de Deus o poder de moldar o caráter dos filhos para o tempo e a eternidade. Já escutei várias vezes este dito: “Depois de Deus, o poder da mãe para o bem é a maior força conhecida na terra”.
- Você, que é mãe, tem esse poder. Eduque seus filhos a fim de que sejam úteis neste mundo e para que eles sejam bem equipados para ensinar outros sobre Jesus, a salvação e a vida eterna. “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.”(João 14:6)
Nenhum comentário:
Postar um comentário