RECADO

quarta-feira, maio 11, 2011

APOSTILA 2001 - EIS QUE FAÇO NOVAS TODAS AS COISAS.

IGREJA CRISTÃ MARANATA – PRESBITÉRIO ESPÍRITO SANTENSE


dinâmica da evangelização das crianças e adolescentes

“... Eis que faço novas todas as coisas” -  Apoc. 21:5

2ª Lição

Davi Criança - Davi Adulto



I Samuel 16:1b - “Enche o teu vaso de azeite e vem: enviar-te-ei a Jessé o belemita porque dentre seus filhos me tenho provido de um rei”.

               Deus revelou seu projeto ao profeta Samuel e era um segredo que ia aparecer como uma surpresa para Samuel e todos da casa do senhor Jessé. Imaginem vocês, que o senhor Jessé tinha dito para seus filhos e ele pensou que o mais velho, Eliabe, seria escolhido e revelou a Samuel: Não preste atenção para a aparência, porque o tenho rejeitado; Samuel aprendeu mais uma lição: Deus olha para o coração (fazê-los repetir). Senhor Jessé chamou Abinadabe, Samá e os sete passaram. Samuel ficou preocupado e disse ao senhor Jessé: O Senhor não escolheu nenhum destes! Vieram todos? Bem, falta o menor; ele está tomando conta das ovelhas. Samuel disse: Mande-o buscar já porque não nos assentaremos à mesa enquanto ele não chegar!

Versículos 11-13

11“ Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os mancebos? E disse: Ainda falta o menor, e eis que apascenta as ovelhas. Disse pois Samuel a Jessé: Envia, e manda-o chamar, porquanto não nos assentaremos em roda da mesa até que ele venha aqui.
12Então mandou em busca dele e o trouxe(e era ruivo e formoso de semblente e de boa presença): e disse o Senhor: Levanta-te, e unge-o, porque este mesmo é.
13Então Samuel tomou o vaso do azeite, e ungiu-o no meio dos seus irmãos: e desde aquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi: então Samuel se levantou, e se tornou a Rama.”

               Veio um menino, veio do trabalho, suado, sem aparência de rei!

                              Era ruivo (cabelo vermelho).
                              Formoso de semblante (alegre).
                              De boa presença.

               Deus na hora falou a Samuel: Levanta-te e unge porque é este mesmo o meu escolhido. Samuel tomou o vaso de azeite e no meio dos seus irmãos o ungiu. E desde aquele dia o espírito do Senhor se apoderou de Davi.
               Será que D ficou orgulhoso, grosso com as pessoas, cobrando deles respeito, -Sabe quem eu sou? Não. Continuou o seu trabalho como pastor de ovelhas e sempre tocando sua harpa, louvando ao Senhor.
               Enquanto ele tomava conta das ovelhas, as lutas vinham: I Samuel 17:34-36. Um dia eu apascentava as ovelhas e vieram um leão e um urso para comer as ovelhas. Quando vi já estava na boca do leão e eu a tirei da sua boca, lancei mão da barba, o feri e o matei!
               Deus me livrou da mão do leão e do urso.
               Davi era gentil, educado, mas era corajoso e se dispôs a lutar pelo que era sua obrigação, cuidar das ovelhas. Ele podia ter fugido; voltar chorando para casa. Todos com certeza iam dizer: Ah! Que pena do Davi, tão pequeno, vamos tirá-lo do campo de trabalho, que susto ele passou!
               Davi venceu o leão, tipo do inimigo de nossas almas, venceu o urso, tipo do amigo falso, que quer nos conduzir para longe de Deus, nos apresentando o mundo. Para vencer o leão e o urso tem que ser forte; molerão e moleronas vão na conversa do urso.

               Um dia o rei Saul, aquele que estava no reino enquanto Davi crescia e se tornava adulto, homem e este Saul desobedeceu tanto, tanto ao Senhor, que o Espírito santo se afastou dele e ele ficou sem paz, sem alegria, sem tudo que Deus dá aos servos e servas que o servem. Aí, Saul andava assombrado, assustado, medroso. Os servos dele disseram: Só o louvor pode libertar este rei. Se o senhor rei quiser, nós traremos um homem que sabe tocar bem e o rei vai se sentir melhor. Saul disse: Podem ir buscar alguém assim e um dos servos disse ao rei Saul. I Samuel 16:18 - “Eis que tenho visto um filho de Jessé, ele (1)sabe tocar bem, (2)é valente, (3)animoso, (4)homem de guerra, (5)sisudo em palavras, (6)gentil presença e o (7)Senhor é com ele. (As professoras poderão voltar a este assunto e estudar este verso que é de grande valor para crianças, adolescentes e jovens).

1 - Sabe tocar bem   Tocava, não era preguiçoso e tocava a tal ponto que os oprimidos eram libertados, não tocava para se mostrar, mas para mostrar o poder do Senhor. Há os que tocam e gostam de bateria para imitar os ímpios que louvam ao adversário. Este toque traz opressão. O toque que liberta é aquele em que o servo fica escondido e só o Senhor que pode operar aparece.

2 - É valente                 Valente no poder de Deus. Ele conhece quem tem poder para lhe dar vitória e em nome do Senhor ele luta contra o mal, o mundo que oferece mil mentiras para derrubá-lo. O valente derrota o que combate contra Deus.

3 - Animoso                     É o contrário de covarde. Vê o trabalho e se encolhe. Vê o instrumento de música tem preguiça, vê a Bíblia não lê, é sem ânimo para ser um servo valente.
                                                           
4 - Homem de guerra             
                              Davi nunca havia entrado num batalha e já o Espírito Santo sabia que ele era homem de guerra, ainda que fosse adolescente. Quando teve oportunidade de se manifestar para guerrear contra Golias, Saul disse: I Samuel 17:33 - Não vás, este homem é valente, experiente e tu és moço ele homem de guerra. Davi disse: eu vou em nome do Senhor. Foi venceu o gigante que representa a carne. Hoje o mundo é todo voltado para a carne e o servo do Senhor não vai em busca da carne que está nos livros, revistas e internet por toda parte. Ele derrota porque confia no Senhor.

5 - Sisudo em palavras        
Não se engrandecia: eu sou o melhor instrumentista, sou o melhor nisto e naquilo. Não falava a seu favor. Quem falava por ele eram os que viam o seu testemunho como o servo de Saul.

6 - Gentil presença
              Lá vem Davi, que menino mal encarado, debochado, ridiculariza as pessoas, respondão. Será isto que faz uma serva, um servo ser de gentil presença? A beleza de Jesus estava nele pelo Espírito Santo.

7 - O Senhor é com ele         
              Bem, este último ítem resume todos os outros. Se o Espírito de Deus está conosco, somos servos, isto basta.

               Esta parte é uma aula para outra ocasião. Depois de só falar nas 7 qualidades, apresentamos a vida adulta de Davi, agora o Rei Davi.
               Davi como homem já ungido, perseguido por Saul. Quem quiser ser fiel há de lutar. Vencer Saul não por suas forças, mas Deus deu vitória.
Davi adulto - Livrou cidades das mãos dos inimigos. Davi sobe ao trono como rei, mas não se envaidece, consulta ao Senhor. Que fim mais bonito da vida deste homem, tendo sido uma criança, adolescente, jovem, adulto na presença do Senhor a ponto de Deus falar. “Davi homem segundo o coração de Deus que fará toda a minha vontade”. Uma vida como Deus quer que sejamos. Talvez nós tenhamos até mais ajuda do que Davi teve, não importa.
               Neste mês Deus quer crianças e adolescentes amando-o para que Ele possa abençoar como abençoou Samuel, Davi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A PAZ DO SENHOR JESUS.

A PAZ DO SENHOR JESUS.

RECADINHO!!!!

OLÁ, OBRIGADA PELOS ACESSOS E RECADINHOS.
ME ALEGRA MUITO OS RECADINHOS NO MEU MURAL.
ESTOU APRENDENDO EM UMA OFICINA DE LIBRAS E ANDO MEIO OCUPADA.
OREM POR MIM !!!
Bjuxxxx PAZ!

A Palavra de Deus diz em lamentações 3.21 “Quero trazer à memória aquilo que me traz esperança.”

Esse versículo me ajuda muito nos dias em que acordo angustiada.

Por isso, nesse dia quero trazer à nossa memória aquilo que nos traz esperança: esperança que nossos filhos, pais, sobrinhos, irmãos, parentes mais distantes e próximos de nós, irmãos na fé, amigos e inimigos, encontrem a verdadeira esperança que satisfaz a nossa alma, que nos ama incondicionalmente, que é o nosso Amado, o Principio e o Fim, nosso Salvador e o nosso Senhor, aquele em cujas asas podemos nos abrigar: Jesus Cristo! Amém.


























































Deixe seu recado!

Blogs

Obrigada pela sua amizade

AMIGO

Recadoseglitters.com

A PROMESSA

A PROMESSA

PENSAI NAS COISAS LÁ DE CIMA...

AMIGOS...

AMIGOS...

Um coração feliz embeleza o rosto!

Veja mais recados

A PEDRA PRECIOSA DA MINHA VIDA

Recadoseglitters.com

A ALEGRIA DO SENHOR É A NOSSA FORÇA.

A ALEGRIA DO SENHOR É A NOSSA FORÇA.

KKKKK =D

PASSE O MOUSE E QUEBRE O OVINHO...

SÓ VOCÊ PODE DEIXA-LO ENTRAR!!

SÓ VOCÊ PODE DEIXA-LO ENTRAR!!

FLORES

Recadoseglitters.com

Aquário